Database Schema

Android: Gerenciando banco de dados com Sugar ORM

O Sugar é uma biblioteca para Android que torna o gerenciamento do banco de dados SQLite mais simples, sendo uma técnica ORM (object-relational mapping), ajuda a reduzir a impedância da programação orientada aos objetos utilizando banco de dados relacionais. As tabelas são representadas através de classes e os registros de cada tabela são representados como instâncias das classes correspondentes.

Continue Lendo

Swift e Objective-C no mesmo projeto

Não podemos negar que a nova linguagem de desenvolvimentos para os sistemas operacionais iOS e OS X da Apple veio para facilitar a vida dos desenvolvedores da plataforma, tanto pela facilidade e robustez que o Swift oferece. Mas isso não significa que o Objective-C morreu, pois ele continuará sendo utilizado em muitos projetos.

Continue Lendo

Logo Twitter

PHP: Obtendo informações do Twitter utilizando a API 1.1

O Twitter oferece a capacidade de realizar solicitações autenticadas através do próprio aplicativo, ao contrário de solicitar permissão de um usuário específico, como podemos ver em sites realizam cadastro com seu usuário do Twitter.

Isso é possível utilizando o módulo Application-only authentication, disponível na API 1.1, e como não existe um contexto de usuário (ou seja, não é necessário permissão de qualquer perfil), só estará disponível ações como obter timeline de usuários, seguidores, listas, buscas e etc. Ações como enviar tweets, acessar mensagens diretas ou credenciais não são possíveis com este módulo.

Continue Lendo

iOS: Implementando scroll infinito em tabelas

A implementação de rolagem infinita está presente em diversos aplicativos que utilizam dados armazenados em servidores na internet, fazendo com que os usuários busquem estas informações na medida que for preciso exibir mais resultados. O que vemos muitas vezes em sites hoje em dia é aquela paginação padrão que em cada página possui um determinado número de resultados, mas o que irei demonstrar neste post é um aplicativo que possui uma lista e assim que o final desta lista for atingido será carregado mais informações, incrementando as que já existiam e não substituindo por novas.

Continue Lendo

Traçando rota utilizando API do Google Maps para Javascript

Quantos sites vemos pela internet que possuem uma página de contato e também a localização daquele lugar ou evento. Uma interação interessante que você pode fornecer ao visitante é a possibilidade dele traçar a rota até este local, abreviando o tempo que ele teria para abrir o Google Maps e localizar e descobrir como chegar. Neste vídeo tutorial ensino passo-a-passo como utilizar a API do Google Maps para traçar a rota do ponto de origem informado pelo usuário e o destino utilizando JavaScript.